Glossário

Ateu: Aquele que não acredita na existência de Deus.


Bairrismo: É o regionalismo exclusivista, o apego extremado a um determinado local. O termo é comumente usado para exemplificar o ato de ofender certos povos e regiões e só valorizar atos e costumes da região em que vive, nasceu ou possui como base a cultura local.


Bairrista: Aquele que tem apego exagerado e valoriza de maneira extrema uma determinada região. Muitas vezes o termo é usado para denotar aquele que ofende os povos de outras regiões e só valoriza a sua própria.


Bullying: É um termo em inglês (bully quer dizer valentão) que denota ao comportamento agressivo que geralmente ocorre entre crianças e adolescentes no ambiente de ensino. A palavra faz menção a todo ato de violência física ou psicológica feita repetidamente por um indivíduo ou um grupo de indivíduos que tem como objetivo intimidar uma pessoa ou um conjunto em especial. Pode acontecer em variados locais, até mesmo no ambiente de trabalho e na universidade. Clique aqui para saber mais sobre o Bullying e as formas de lidar com esse problema.


Dogmas Religiosos: Conjunto de fundamentos sagrados que definem como deve ser a vida e que guiam moralmente os hábitos e a forma de ser e agir dos seres humanos. São como leis determinadas por uma religião.


Étnico: Aquilo que é peculiar a um grupo de pessoas que tem as mesmas raízes culturais e características raciais.


Etnia: É um conjunto humano que possui diversas afinidades culturais e tem certas características físicas em comum (antes chamadas de diferenciadores raciais). O termo é usado para substituir a idéia de raça e ampliar a noção da relação de cultura e o que antes era chamado de identidade racial.


Etnocentrismo:
Desprezar ou tratar de maneira degradante povos com diferentes hábitos, costumes e aparências. Considerar o modo de vida de sua sociedade como modelo humano, enquanto os outros são tidos como desviantes.  


Heteronormativo:
Padrão de vida que só leva em consideração a heterossexualidade e comumente é tido como modelo moral, afetuoso e sexual a ser seguido. É considerar a heterossexualidade como normalidade e regra e as diferentes formas de demonstração afetuosa e sexual como desviantes.


Homofobia:
Preconceito contra os homossexuais. Violência contra pessoas que tem comportamento sexual e afetuoso diferente do relacionamento heterossexual.


Homofóbico: Aquele que repudia e tem ódio de homossexuais.  


Injúria: Aquilo que é contra o direito. Ofender, insultar, ultrajar, afrontar perante a sociedade.


Racismo: Julgar certa raça humana como superior ou inferior a outras. Acreditar que há grupos raciais com características melhores e grupos raciais com características inferiores. Ter preconceito com determinado conjunto racial.


Racista: Aquele que acredita que determinadas raças humanas são superiores, que certas características raciais são melhores enquanto outras são piores. Quem trata de maneira degradante pessoas com certas características raciais.


Xenofobia: Aversão e ódio às pessoas e coisas estrangeiras.


Xenófobo: Aquele que tem aversão e ódio a pessoas, hábitos, costumes e símbolos estrangeiros.

 

sicak video

film izle

sicak video

Film izle

film izle