Alfabetização de Adultos
Tags: Jovens Adultos São Paulo

caderno.pngO MOVA (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos) tem por proposta oferecer o acesso à educação de forma adaptada às necessidades e condições dos alunos jovens e adultos.

As salas do MOVA estão instaladas em locais onde existem poucas escolas e grande demanda por educação básica. As aulas são ministradas, geralmente, em locais próximos às casas destes alunos (poupando o custo e o desgaste do transporte).

As exigências com relação a faltas e horários são menores do que e em uma escola tradicional (uma vez que a maior parte dos alunos trabalham e têm obrigações familiares), além do conteúdo ensinado estar mais relacionado com o cotidiano de um adulto que já tem uma experiência de vida, cabendo aos educadores fazer uma mediação entre o saber do aluno e a educação formal.

Como funciona:

Na cidade de São Paulo, o MOVA é um programa de alfabetização permanente que funciona a partir de convênios entre a prefeitura e entidades assistenciais, sociedades e associações. A prefeitura custeia as despesas de funcionamento das classes e dá bolsa-auxílio os educadores e as entidades se responsabilizam pelo local das aulas e por indicar os educadores.

Cada sala tem cerca de 15 alunos e as aulas, que têm duração média de 3 horas, são dadas 4 vezes por semana (geralmente no período nortuno).

 

 
MOVA

Relação de entidades conveniadas com as prefeituras para manter salas de alfabetização de adultos por meio do MOVA:

São Paulo:

Região do ABC:

  • Santo André
  • São Bernardo
  • São Caetano
  • Diadema
  • Mauá
  • Ribeirão Pires
  • Rio Grande da Serra
 
























As coordenadorias de Educação são responsáveis por celebrar os convênios e realizar o acompanhamento técnico e pedagógico de cada núcleo do MOVA instalado sob sua região.

Para saber mais sobre o MOVA entre em contato com Coordenadoria Municipal de Educação responsável pelo seu bairro ou município.

 

sicak video

film izle

sicak video

Film izle

film izle